Neuropsicologia – O que é? Como ter uma avaliação e como podes ter ajuda

A Neuropsicologia é uma área que converge entre a Neurologia e a Psicologia. Estuda a relação entre estruturas cerebrais, funções cognitivas e processos emocionais e comportamentais. Abrange todas as patologias que afetam o cérebro: distúrbios e disfunções do neuro desenvolvimento, doenças neuro degenerativas, lesões na cabeça, acidente vascular cerebral, tumores cerebrais e anóxia, entre outras.

Graças à Neuropsicologia é possível detetar o comprometimento cognitivo em fases muito precoces através de um diagnóstico diferencial.

Em que consiste a neuropsicologia?

A neuropsicologia tem como objetivo conhecer o estado do funcionamento cognitivo, comportamental, emocional e funcional do paciente, de forma que contribua para o diagnóstico de patologias neurológicas com sintomas cognitivos e/ou comportamentais. Através da Neuropsicologia, é possível detetar o comprometimento cognitivo em fases muito precoces através de um diagnóstico diferencial.

Além disso, permite avaliar os efeitos da cirurgia em casos de epilepsia, hidrocefalia e tumores, bem como a toxicidade de certos tratamentos farmacológicos. Por outro lado, é útil para a elaboração de laudos periciais em casos de incapacidade ou acidente, bem como programas de reabilitação neuro psicológica após lesão cerebral ou deterioração cognitiva.

A neuropsicologia baseia-se no princípio de fazer um diagnóstico preciso das alterações das funções superiores afetadas (fala, linguagem, memória, atenção) através de uma entrevista inicial com o paciente. Uma vez identificadas estas alterações, serão definidos alguns objetivos a atingir através do tratamento cognitivo, personalizado de acordo com o doente, a sua patologia e as suas circunstâncias. Nunca haverá um exame neuro psicológico igual para dois pacientes.

Preparação para exame neuro psicológico

O paciente deve iniciar a reabilitação neuro psicológica precocemente, devendo seguir continuidade e ser constante no trabalho cognitivo com o especialista em Neuropsicologia.

Cuidados após intervenção neuro psicológica

O paciente deve seguir as instruções do especialista em neuropsicologia uma vez concluído o tratamento de reabilitação neuro psicológica. Esse tratamento vai depender do perfil de cada paciente.

O que são avaliações neuropsicológicas?

A frase “avaliação neuro psicológica” (também chamada de avaliação neuro cognitiva) pode soar alarmante. No entanto, consiste numa série de perguntas e atividades, como montar um quebra-cabeça e nomear figuras. A forma como as crianças completam estas atividades ajuda os neuropsicólogos a ver como os seus cérebros funcionam.

Uma avaliação neuro psicológica mede parâmetros como a capacidade de concentração e memória e também examina outras áreas, como linguagem e habilidades mentais. Estas avaliações ajudam a descobrir por que uma criança está a ter problemas na escola.

Além das áreas problemáticas, os testes neuro psicológicos também podem identificar habilidades das crianças.

O objetivo das avaliações neuro psicológicas

Um exame neuro psicológico analisa uma ampla variedade de funções e habilidades cerebrais para analisar o que pode estar a afetar a aprendizagem e o comportamento. O objetivo é descobrir porque é que as crianças estão a ter dificuldades. Por exemplo, muitas crianças fazem este tipo de avaliações porque têm problemas de leitura e as suas famílias querem saber qual é o motivo.

Está a ter dificuldades com uma habilidade de leitura específica? Está a ter problemas em concentrar-se? Será que a sua velocidade de processamento é lenta e não permite que esteja ao mesmo nível dos seus pares?

Para quem tem problemas relacionados à leitura, um exame neuro psicológico pode resultar num diagnóstico de dislexia, TDAH ou outro problema. As avaliações também analisam outros aspetos do desenvolvimento infantil e da saúde mental que podem afetar a aprendizagem.

Nem todas as avaliações resultam num diagnóstico. No entanto, os resultados podem especificar que tipo de ensino e apoio pode ajudar as crianças a progredir.

O que acontece numa avaliação neuropsicológica

As avaliações são feitas em consultório médico, realizadas individualmente e geralmente são muito simples. As crianças respondem em voz alta, usam um lápis ou às vezes um computador.

A avaliação pode levar até seis horas, mas geralmente é dividida em dois dias e analisa muitos fatores, incluindo:

  • Habilidades académicas de leitura, matemática e escrita
  • Habilidades de funcionamento executivo (como planeamento e organização)
  • Inteligência
  • Habilidades de linguagem
  • Memória
  • Habilidades motoras (como desenho e caligrafia)
  • Processamento visuoespacial (como prever como seria um quadrado se dobrado ao meio)
  • Habilidades socio emocionais

A avaliação inclui a revisão do histórico pessoal da criança, que pode incluir histórico médico e registos académicos e alguns médicos vão até à escola para observar a criança na sala de aula.

O processo pode incluir reuniões com as famílias, antes e depois da avaliação. O médico pode recomendar mais exames e pode querer reunir-se com funcionários da escola.

Avaliação neuropsicológica nas escolas

As avaliações neuropsicológicas são realizadas em clínicas particulares. São muito parecidas com as avaliações que os psicólogos escolares fazem gratuitamente, mas têm um nome diferente: avaliações psicoeducacionais.

As avaliações psicoeducacionais podem ser tão abrangentes quanto as avaliações neuropsicológicas. Mas uma avaliação na escola muitas vezes envolve mais de um especialista. As escolas têm equipas de avaliação. Por exemplo, o psicólogo escolar pode fazer alguns dos testes e o terapeuta da fala outros.

As escolas fazem estes testes para identificar quais crianças precisam de serviços de educação especial.

Por que então algumas famílias vão a clínicas particulares?

Aqui estão alguns motivos:

  • Há famílias que estão preocupadas com o estigma e não querem que se saiba que os seus filhos estão a ser avaliados.
  • Pedir uma avaliação escolar não garante que a escola o fará. As inscrições podem ser negadas se a escola achar que não há evidências suficientes de que um aluno está com problemas.
  • Algumas famílias querem uma “segunda opinião” após uma avaliação na escola.

As escolas não precisam de concordar com as recomendações de uma avaliação privada. Mas, por lei, têm que a rever ao decidir se uma criança é elegível para educação especial.

Custo das avaliações neuropsicológicas

Uma avaliação neuropsicológica pode ser bastante cara, mas por vezes são cobertas pelos seguros de saúde.

Uma das razões pelas quais as avaliações neuropsicológicas custam tanto é porque examinam toda a criança. Muitas crianças podem não precisar de uma avaliação completa, mas sim de testes específicos, como aqueles que verificam problemas de fala e linguagem.

Através da Neuropsicologia é possível detetar o comprometimento cognitivo em fases muito prematuras e agir para corrigir tais problemas.

Se gosta deste artigo Partilhe

Deixe-nos o seu número de telefone e nós iremos contactá-lo!

Mais artigos para explorar

Sem categoria
joao.parente@psiworks.pt

A Apneia do Sono

Neste vídeo, o Dr. Diogo Almeida entrevista a Dra. Eulália Semedo, Especialista em Medicina do Sono.

Read More »
Psicoterapia
joao.parente@psiworks.pt

O Psicopata Moderno

“Podiam estar a matar uma pessoa à pancada – e continuavam com um ar perfeitamente normal – isso é que não consigo entender.“ (Um polaco, antigo prisioneiro de um campo de concentração)

Read More »
Psicoterapia centrada no Cliente
joao.parente@psiworks.pt

O que fazemos em Psicoterapia

Apesar da existência de várias modalidades de intervenção psicológica, todas professam o mesmo objetivo: alcançar nível elevado de autoconhecimento do funcionamento da matriz emocional e comportamental do indivíduo que lhe permita uma maior adaptação e autorrealização geral enquanto pessoa.

Read More »
saúde mental
joao.parente@psiworks.pt

Amar-te-ei até me matares…

“- Estes cabrões estavam a falar nas minhas costas…” – pensa ele enquanto entra para a divisão onde os empregados trocam de roupa e vestem a farda profissional.

Read More »
Scroll to Top

Deixe os seus dados nós entramos em contato

Seja qual for o assunto estamos aqui para o ajudar! Por favor preencha os seus dados no formulário para podermos entrar em contato consigo o mais breve possível.