Psicoterapia Breve

A Psicoterapia Breve Modelo Integrado é de inspiração psicanalítica com a postura fenomenológico-existencial, cuja duração é limitada. Procura obter uma melhoria da qualidade de vida num curto prazo, escolhendo um determinado foco do problema e trabalhando a sua resolução. O processo terapêutico assenta na relação paciente/terapeuta, valorizando-se as suas relações do passado, assim como as suas vivências atuais. Além do enquadramento teórico é também relevante a forma como cada paciente vive e sente o seu problema pessoal.

Parafraseando Cardela: “Os Terapeutas actuais norteiam a actuação pelo princípio do servir ao outro, que busca alívio para o sofrimento, tendo confiança nas potencialidades do ser humano, mesmo que ocultas pelo desespero”

Psicoterapia é o tratamento, por meios psicológicos, de problemas de natureza emocional, com o objetivo de eliminar ou modificar sintomas existentes e promover o desenvolvimento e bem-estar pessoal.

Nesta intervenção existe um “setting” de paridade e reciprocidade, numa situação terapêutica de “face a face”. Terapeuta e paciente iniciam um processo que se sabe limitado no tempo, e criam, nas primeiras sessões um “contrato terapêutico” (resultante de o estabelecimento de uma “aliança terapêutica”) que visa caminhar conjuntamente na resolução (leia-se transformação) da situação conflitual. Esta situação (que se exprime pelo núcleo de sintomas e expressões vivenciadas pelo paciente), delimita-se, no decorrer das primeiras sessões, num “foco” que irá ser elaborado ao longo do processo terapêutico.

As pessoas que estão a vivenciar sintomas clínicos de depressão, ansiedade, somatização, encontram nesta abordagem uma eficaz intervenção “reparadora” desses sintomas. Procura-se potencializar defesas psíquicas que sejam protectoras do “self”.

A psicoterapia breve dinâmica aplica-se globalmente a quadros clínicos psicopatológicos, bem como a vivências de disfunção emocional que se ligam a processos normativos de vida (perda/luto, patologia orgânica, problemáticas laborais, entre outros).

Os nossos Especialistas desta área

Dr. Américo Nave - Psicólogo Clinico

Dr. Américo Nave

Psicólogo Clínico, Psicoterapeuta

Psicoterapia Breve

Dr. Rui Domingos - Psicólogo Clínico

Dr. Rui Domingos

Psicólogo Clínico, Psicoterapeuta

Psicoterapia Breve