Psiquiatra, Neurologista e Psicólogo – Saiba as diferenças.

Psiquiatras, neurologistas e psicólogos têm em comum o facto de estudarem o cérebro e as suas funções.

Qual é a diferença entre um Psiquiatra e um Neurologista?

Para poder escolher adequadamente o especialista de que precisa é muito importante saber as diferenças entre Psiquiatra, Neurologista e Psicólogo.

Os neurologistas e psiquiatras são especializados em diferentes áreas da ciência cerebral, mas trabalham frequentemente em conjunto para diagnosticar e tratar pacientes com doenças do Sistema Nervoso Central.

Cada um destes profissionais tem um conjunto único de competências específicas. Como tal, é importante compreender o que os distingue. Psiquiatras e neurologistas são ambos profissionais médicos que ajudam a tratar pessoas com distúrbios neurológicos ou de saúde mental. Ambas as profissões requerem anos de educação e formação clínica antes que um médico as possa exercer.

A principal diferença é que um neurologista é especializado no diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas com o sistema nervoso (cérebro, medula espinal e nervos), enquanto um psiquiatra é especializado no diagnóstico e tratamento de doenças mentais (tais como depressão, distúrbios de ansiedade, abuso de substâncias, ou esquizofrenia).

O que é um Psiquiatra?

Um psiquiatra é um médico especializado no tratamento de perturbações mentais e emocionais com medicação e terapia. O seu papel principal é ajudar as pessoas com problemas de saúde mental, tais como distúrbios de humor, distúrbios de ansiedade, distúrbios alimentares, e distúrbios de abuso de substâncias. Os distúrbios psiquiátricos são definidos por pensamentos, sentimentos e/ou comportamentos anormais que afectam negativamente a capacidade de uma pessoa de funcionar na vida. Um psiquiatra é formado para avaliar e diagnosticar doenças mentais, podendo prescrever medicamentos e psicoterapia. Trabalham com todos os grupos etários e podem ajudar numa vasta gama de questões, tais como a gestão de sintomas de doenças de humor (depressão, doença bipolar), ajudando pessoas que estão a lidar com o luto, ou tratando de doenças de adição (álcool e outras substâncias psicoactivas).

Como é que os psiquiatras diagnosticam doenças mentais?

Para um psiquiatra fazer um diagnóstico, deve primeiro realizar uma avaliação aprofundada que inclui uma colheita detalhada de informações sobre o actual bem-estar mental, emocional, físico e social do paciente.

O psiquiatra realizará também uma história clínica acerca dos sintomas presentes, início dos mesmos, circunstâncias em que apareceram, eventual consumo de substâncias psicoactivas (Cannabis, etanol, opiáceos, entre outros). Irão ainda pesquisar eventuais medicamentos que possam induzir alterações do comportamento, pesquisa de antecedentes de doenças psiquiátricas e suicídio nos seus familiares, e todos os outros aspectos que possam parecer-lhe relevantes.

 Durante a avaliação, o psiquiatra pode solicitar ao doente que se submeta a vários testes, tais como uma ressonância magnética ou análises ao sangue, para excluir possíveis causas dos sintomas. Em conjunto, estas informações irão permitir ao psiquiatra elaborar um diagnóstico preciso e recomendar um plano de tratamento adequado.

                                                                                                                                                                                                                    Psiworks — Psiquiatria, Psicoterapia e Neurologia em Lisboa

 

O que é um Neurologista?

Um neurologista é um médico que estuda e diagnostica doenças do sistema nervoso como a doença de Alzheimer, epilepsia, esclerose múltipla, e a doença de Parkinson. Os neurologistas são treinados para tratar pacientes com doenças neurológicas. Ajudam as pessoas a gerir condições tais como dores de cabeça, espasmos e tremores musculares, lesões da medula espinal, e distúrbios do sono. Os neurologistas são especialistas em anatomia do cérebro e da medula espinal e no diagnóstico e gestão de doenças do sistema nervoso central, tais como AVC, convulsões, demência e esclerose lateral amiotrófica (ELA). São também especialistas no tratamento de perturbações do movimento como a doença de Parkinson, síndrome de Tourette, e doença de Huntington.

Os neurologistas são médicos especializados no diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas com o sistema nervoso, incluindo o cérebro e a medula espinal, mas cujo foco não são necessariamente alterações do comportamento ou doenças mentais e emocionais.

A neurologia é a especialidade médica que lida com diagnóstico e tratamento de doenças do sistema nervoso, que podem causar alterações da motricidade, do equilíbrio, da sensibilidade (dolorosa, táctil), da fala, entre outros.

A Neurologia trata doenças do sistema nervoso, como a epilepsia, lesões cerebrais, enxaquecas, tumores cerebrais e da medula espinhal, esclerose múltipla, paralisia, AVC, tumores, e distúrbios do sono.

Quando consultar um psiquiatra?

Se estiver a lidar com questões emocionais e mentais, tais como depressão, ansiedade e distúrbio bipolar, então precisa de consultar um psiquiatra para uma avaliação. Um psiquiatra avaliará os seus sintomas, descartará outras causas médicas, e prescreverá medicação conforme necessário.

Quando consultar um neurologista?

A neurologia e a psiquiatria são ambas especialidades médicas que se concentram no cérebro e no sistema nervoso, embora por razões muito diferentes.

Os neurologistas tratam doenças do sistema nervoso, tais como epilepsia ou esclerose múltipla, enquanto os psiquiatras se concentram em doenças mentais, tais como depressão ou esquizofrenia.

Alguns pacientes podem ter ambas as perturbações, razão pela qual é importante trabalhar com ambos os especialistas para obter um diagnóstico completo e preciso e um plano de tratamento.

É importante notar que psiquiatras e neurologistas colaboram frequentemente e vêem pacientes juntos, já que há doenças do sistema nervosa central que podem ter manifestações neurológicas e psiquiátricas (Demências, Doença de Huntington, Esquizofrenia, entre outras).

A diferença entre Psiquiatras e Psicólogos — O que podem eles fazer por si?

Psicólogos e psiquiatras são ambos profissionais da saúde mental que podem ajudar os indivíduos a gerir ou a recuperar de doenças mentais. As duas profissões, no entanto, têm exigências educacionais e práticas clínicas diferentes. Tanto os psiquiatras como os psicólogos podem ajudar indivíduos com problemas de saúde mental, mas têm papéis diferentes no processo.

Vejamos qual é a diferença entre psicólogos a psiquiatras.

                                                                                                                                                                                                                   Psiworks — Psiquiatria, Psicoterapia e Neurologia em Lisboa

terapia-de-grupo-na-psiworks

O que é um Psiquiatra?

Um psiquiatra é um médico e profissional de saúde mental que diagnostica e trata doenças mentais através de medicação. Ser um médico permite-lhes prescrever medicamentos para tratar doenças mentais.

Os psiquiatras passaram por uma formação médica especial, incluindo vários anos de educação profissional, a fim de se tornarem psiquiatras.

Algumas das perturbações mentais comuns que os psiquiatras tratam incluem distúrbios de ansiedade, distúrbios de humor (tais como depressão e distúrbios bipolares), esquizofrenia, distúrbios alimentares, e distúrbios de uso de substâncias.

Além disso, também tratam problemas psicológicos que acompanham as doenças físicas.

O que é um Psicólogo?

Um psicólogo é um profissional de saúde mental que trata doenças mentais através de terapia. Os psicólogos concentram-se frequentemente numa área específica da psicologia, como a psicologia clínica e psicoterapia.

Os psicólogos não têm a formação médica que os psiquiatras.

Eles podem fornecer terapia e avaliação, mas não podem prescrever medicamentos.

São treinados para compreender como as pessoas pensam e se comportam, e podem ajudar os indivíduos a gerir a sua doença mental através de terapias psicológicas ou psicoterapias.

Algumas das perturbações mentais que os psicólogos tratam incluem doenças de humor de ansiedade, doenças de humor (tais como depressão), doenças de humor alimentares, e doenças de adição (uso de substâncias).

                                                                                                                                                                                                                  Psiworks — Psiquiatria, Psicoterapia e Neurologia em Lisboa

Website | + posts

Se gosta deste artigo Partilhe

Deixe-nos o seu número de telefone e nós iremos contactá-lo!

Mais artigos para explorar

Deixe o seu comentário (Facebook)